Grupos, núcleos e laboratórios de pesquisa
Atlas Linguístico do Brasil – regional Santa Catarina
Uma iniciativa de pesquisadores em geolinguística que se iniciou no ano de 1996. O projeto é coordenado por um Comitê Nacional composto por 11 diretores científicos, uma diretora executiva e uma diretora presidente.
Coordenador em Santa Catarina: Valter Pereira Romano
Calepino – Núcleo de Lexicografia Multilíngue
Surgiu com o objetivo de abrir um espaço para iniciativas que visassem a relacionar dicionário e aprendizagem de idiomas, independentemente das línguas que fossem envolvidas nessa relação. O nome do núcleo é uma homenagem ao monge italiano Ambrogio Calepino, um dos primeiros lexicógrafos que, no final do século XV, elaborou um dicionário bilíngue (latim-italiano), que se tornou obra de referência.
Coordenadora: Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão
CEEMO
O núcleo de pesquisa Estudios en Corpus del Español Escrito con Marcas de Oralidad (CEEMO), criado em 2014, reúne pesquisadores internos e externos à UFSC com interesse pela descrição e análise de fenômenos linguísticos, à luz dos estudos centrados no uso, nas perspectivas intra e interlinguísticas. Com ênfase sobre o par linguístico português e espanhol, as pesquisas desenvolvidas situam-se nos campos da Linguística e dos Estudos da Tradução, em diálogo, ainda, com a Literatura.
Coordenadora: Leandra Cristina de Oliveira
Centrum Inuestigationis Latinitatis – CIL
É um núcleo de estudos de latinidade que propicia união, realização, fomento e expressão de atividades relativas à cultura romana, mormente à língua e à literatura, no âmbito acadêmico da pesquisa, do ensino ou da divulgação. Foi criado em 2009 pelos docentes da Área de Latim da UFSC, é vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV), e congrega professores e alunos de diversas áreas e instituições.
Coordenadores: Luiz Queriquelli e Pedro Falleiros
DesignLab – Laboratório de Design
Laboratório da graduação e pós-graduação em Design da UFSC com o objetivo de realizar pesquisas com ênfase em tecnologia, bem como a extensão para desenvolvimento de produtos de caráter social, econômico e cultural. Atua nas áreas de tecnologias para a saúde, animações 3D, games e georreferenciamento. Conta com professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado.
Coordenador: Milton Horn Vieira
GIRAFA – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio
Criado em 2012, tem intensa participação em redes e grupos de pesquisa em áudio, rádios e mídias da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (ALCAR), Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC). Mantém articulação com a área profissional, especialmente com a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e com emissoras como a Joinville Cultural FM e Rádio Udesc FM.
Coordenadores: Valci Zuculoto e Eduardo Meditsch
Grupo de Estudos Feministas na Literatura e na Tradução (GEFLIT)
Criado em outubro de 2016, visa a discutir os Estudos Literários e da Tradução em sua interseção com os Estudos de Gênero. Tem quatro eixos centrais: o papel de mulheres escritoras e tradutoras; a aplicação do feminismo na literatura e na tradução; a leitura e a tradução de mulheres em seus contextos; projetos feministas de literatura e tradução.
Coordenadora: Karine Simoni
Vice-Coordenadora: Alinne Balduino P. Fernandes
Grupo de Pesquisa em Recursos Digitais Educacionais em Inglês
Tem o objetivo de investigar o desenvolvimento de inglês como língua estrangeira assistido por meio de recursos digitais. É composto por pesquisadores, professores em geral e professores da rede pública de ensino como também por pesquisadores em formação, alunos de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, especificamente do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI/UFSC).
Coordenador: Celso Henrique Soufen Túmulo
Grupo de pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade
Formado em 2014, o grupo se volta ao estudo do jornalismo observando suas múltiplas relações dentro das sociedades complexas. Pesquisam-se fundamentos epistemológicos, marcas conceituais e especificidades do jornalismo em aspectos diversos da produção e recepção de notícias, bem como em outras textualidades jornalísticas. Em diferentes contextos, as figurações do jornalismo são consideradas como processo histórico e político, prática social, exercício ético e estético, mediação cultural, discurso e conhecimento.
Coordenadores: Daisi Irmgard Vogel e Carlos Augusto Locatelli
Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GipTele)
Surgiu em julho de 2009 reunindo pesquisadores universitários (com experiência profissional em jornalismo televisivo) e profissionais do mercado de telejornalismo com o objetivo de pesquisar, experimentar e propor ações efetivas que ajudem a qualificar e potencializar o jornalismo produzido para as diferentes telas, o telejornalismo. É formado por professores da UFSC, UNIPAMPA, UNISC, UFPel, PUC-RS, UFRN-RN e profissionais que atuam no mercado em diferentes empresas de jornalismo.
Coordenadora: Cárlida Emerim
HiperLab – Laboratório de Hipermídia
Objetiva produzir, fomentar e disseminar conhecimentos relativos ao aprimoramento dos processos de design de mídias e produtos interativos no atual contexto das tecnologias. Visa também desenvolver abordagens inovadoras e testar métodos de avaliação no âmbito das mídias digitais, tendo em vista as dimensões relativas à linguagem, à experiência do usuário e a acessibilidade. Vinculado aos cursos de Pós-Graduação e Graduação em Design do CCE/UFSC.
Coordenadora: Berenice Santos Gonçalves
Intralab – Laboratório de Interpretação e Tradução
Destinado a atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas e tradutórias de alunos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Letras Libras.
Coordenador: João Paulo Ampessan.
LABCINE – Laboratório de Cinematografia
O Labcine – sua equipe, seus equipamentos e espaços – tem como objetivo auxiliar docentes e estudantes no processo pedagógico e técnico da formação acadêmica em Cinema, atuando também em extensão e pesquisa, fomentando as áreas de fotografia e cinematografia.
Supervisor: Gabriel Varalla
LabLing
Vinculado aos programas de pós-graduação em Linguística e em Inglês do CCE/UFSC. Tem como objetivo investigar fenômenos de aquisição e processamento da linguagem, típicos e atípicos, em sua relação com sistemas e mecanismos cognitivos tais como a memória e a atenção, em falantes nativos e não-nativos, de várias faixas etárias. São temas de pesquisa no LabLing: sistemas de memória (declarativa, procedural e de trabalho), controle da atenção, aprendizagem explícita e implícita, desenvolvimento de habilidades linguísticas.
Coordenadora: Mailce Borges Mota
Laboratório de Fonética Aplicada – Fonapli
Desenvolve pesquisas nas áreas de fonética acústica, fonética articulatória, fonética perpectual, fonologia, aquisição de linguagem, interfonologia, prosódia e entoação.
Coordenadora: Ana Lívia dos Santos Agostinho
Laboratório Floripa em composição transdisciplinar: arte, cultura e política – LABFLOR
Tem o propósito de se aprimorar no uso das novas tecnologias para a comunicação entre pesquisadores de outras instituições e edição de material para disponibilização aos pesquisadores. Linhas de pesquisa: teoria social e cultura contemporânea; cultura e política, em perspectiva interdisciplinar; subjetividade, memória e história; e textualidades híbridas
Coordenadora: Tereza Virgínia de Almeida
Laboratório Linguística na Escola – LALESC
É um laboratório para investigar, em pesquisas teóricas e práticas, as relações entre Linguística e Escola. O LALESC está vinculado ao Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Reconhecemos que as pesquisas que relacionam a Linguística e a Educação têm ocupado certo espaço no cenário acadêmico e, aproveitando esse crescimento, desenvolvemos um laboratório, visando às possibilidades de pesquisas experimentais que envolvam essa relação. Outras metodologias de pesquisa também podem ser desenvolvidas no laboratório. Além disso, são promovidos grupos de estudos, oficinas, minicursos e outras ações. O principal objetivo do LALESC é promover os estudos que relacionam a área de Teoria e Análise Linguística com a Educação Básica, tendo em vista os benefícios que o trabalho com a metodologia científica nas aulas de língua pode trazer para o ambiente escolar.
Coordenadora: Sandra Quarezemin
LDU- Laboratório de Design e Usabilidade
Com mais de 21 anos de experiência, o Núcleo de Gestão de Design (NGD) e o Laboratório de Design e Usabilidade (LDU) desenvolvem pesquisas nas áreas de Design & Engenharia com foco na Gestão de Design, Ergonomia, Inovação Social, Tecnologia Assistiva, Processo, Produto e Serviço.
Coordenador: Eugenio A. Diaz Merino
LEC – Laboratório de Estudos de Cinema
O LEC é responsável pela conservação e guarda da produção escrita e em vídeo do curso de cinema. Também cuida da pauta da Sala de Projeção do Curso de Cinema e utilização da Sala LEC.
Coordenador: Felipe Arthur Tonin Gomes
Laboratório de montagem Cinematográfica (LabMont)
Auxilia na montagem e edição de materiais audiovisuais e curtas metragem dos cursos de Cinema e Artes Cênicas do ART, assim como auxiliar na extensão e pesquisa. Contando com quatro ilhas de edição, o LabMont está equipado para receber projetos audiovisuais que necessitem de maior atenção no processo de edição e finalização
Coordenador: Marcio da Silva Oleiro
LiLiA – Núcleo de estudos de Literatura em Língua Alemã
Núcleo de estudos de Literatura em Língua alemã – LiLiA se constitui integrando pesquisadores, docentes, discentes e colaboradores que se propuserem a desenvolver atividades educacionais, culturais e de produção intelectual relativas aos estudos referentes, especialmente às manifestações literárias contemporâneas, sem perder de vista a característica multi- e transdisciplinar desta área de estudos, o que propicia aproximações com outros campos do saber e da produção artística, incluindo as humanidades (história, ciências sociais, filosofia, entre outras) e as artes (cinema, artes plásticas, música, entre outras).
Coordenadora: Maria Aparecida Barbosa
LOGO – Laboratório de Orientação Gráfica Organizacional
Realiza ensino, pesquisa e extensão relativas às ações de marca. Apoia-se em metodologia cocriativa, a TXM Branding, na qual consumidores, gestores, stakeholders, e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com a marca, são convidados a participar. O objetivo é construir produtos fortes e autênticos – sejam eles gráficos, industriais ou digitais -, em consonância com a essência da marca, a fim de alcançar o coração de seu público.
Coordenadora: Marília M. Gonçalves
NALS – Núcleo de Aquisição de Línguas de Sinais
Objetiva ser um espaço físico para a consolidação de grupo de pesquisa atuante na área dos estudos de aquisição de línguas de sinais, consolidando um corpus com dados de aquisição de Libras e aquisição bilíngue, incluindo Libras e outra língua, especialmente o português, e possibilitando o acesso a dados por diferentes pesquisadores para a produção de estudos nesta área.
Coordenadora: Aline Lemos Pizzio
NAS- Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design
Desde 2006, o grupo trabalha junto a comunidades criativas, desenvolvendo projetos sistêmicos que resultam no desenvolvimento de interfaces gráficas, design de serviços, criação de redes e visam à sustentabilidade de seus processos. Suas atividades fazem parte do grupo DESIS-Brasil, conectado a rede DESIS-International. Suas metodologias se baseiam em revisão bibliográfica, pesquisa-ação e estratégia de abordagem sistêmica de design.
Coordenador: Luiz Fernando Figueiredo
NECLIT – Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana
É um espaço de estudo e debates sobre a literatura italiana em suas perspectivas transdisciplinares. Suas pesquisas são balizadas por uma ideia de contemporâneo que não diz respeito a uma categoria cronológica ou a um enquadramento sinótico, mas sim a uma abordagem crítico-teórica que enxerga o literário como uma montagem dialética de tempos, como um fluxo em constante deslocamento de pensamentos e linguagens.
Coordenador: Andrea Santurbano
NEEDRAM – Núcleo de Estudos em Encenação e Escrita Dramática
Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit) e ao Departamento de Artes (ART), tem como objetivo a pesquisa e investigação em diferentes linhas exploratórias do fazer teatral dramático, através de atividades teóricas e práticas de extensão. Linhas de pesquisa: Encenação; Escrita Dramática.
Coordenadores: Paulo Ricardo Berton e Rafael Ary
Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Italiano
É um pólo interdisciplinar criado para promover, coordenar e difundir os estudos voltados ao italiano. Constitui-se em um fórum aberto a pesquisa nas seguintes áreas: linguística, literatura, tradução, processamento em leitura, estudos interculturais, estratégias para o ensino/aprendizagem de italiano, novas tecnologias de comunicação aplicadas ao ensino/aprendizagem de italiano e ensino a distância.
Coordenador: Andrea Santurbano
NEL – Núcleo de Estudos em Leitura
Criado em 2002 no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, tem como objetivo principal desenvolver pesquisas na área de processamento, compreensão e produção da linguagem escrita, incluindo tanto os aspectos cognitivos quanto instrucionais.
Coordenadora: Lêda Maria Braga Tomitch
NELOOL – Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens
Dedica-se à pesquisa e à criação artística e cultural nas intersecções entre literatura, performance e artes cênicas. Atualmente, articulam-se docentes, pesquisadoras e pesquisadores da graduação à pós-graduação, em duas linhas de pesquisa: Travessias intermidiais, poéticas e territorialidades interculturais; e Práticas incorporadas, memória e política. Através do núcleo, procura-se incentivar a produção acadêmica, tanto na organização quanto na participação em palestras, mesas redondas, simpósios e/ou congressos; na publicação de artigos, livros, dossiês em revistas especializadas e/ou traduções. Com um histórico de constituição interdisciplinar e interdepartamental, participantes do NELOOL tiveram papel importante na criação dos cursos de Artes Cênicas e de Cinema na UFSC. Entre os eventos já organizados por integrantes do núcleo, destacam-se o Congresso Roa Bastos, o Bloomsday, o Intertela e o FITA.
Coordenadora: Eleonora F. Barretto
NEPAC – Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas
Um dos projetos realizados em continuidade dentro do núcleo é “O ator, o objeto e máscaras: experimentando métodos”. Este projeto tem a presença constante de alunos e da professora Elisana de Carli.
Coordenadores: Maria de Fatima de Souza Moretti
NIIDE-U – Núcleo Interdisciplinar de Inovação em Design Universal
Criado em 2013, está vinculado ao Departamento de Design e Expressão Gráfica (EGR/CCE). Um dos seus objetivos é atuar na pesquisa de temas relevantes nas áreas industrial e social com foco nos problemas associados à acessibilidade (relação ambientes, produtos e serviços às pessoas). Principais linhas de pesquisa: Design Universal; Ambientes acessíveis e sensoriais; Visualização da aplicação de Programas/Projetos Governamentais nas áreas sociais e sugestão de melhorias; Ensino & Treinamento.
Coordenador: Edmilson Rampazzo Klen
NIS – Núcleo de Imagem Sequencial
É um núcleo de pesquisa em formação dedicado ao estudo de Arte Sequencial e Histórias em Quadrinhos.
Coordenador: Antonio Mauro Motta
NNUPLE – Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português – Língua Estrangeira
Criado para atender demandas relacionadas ao ensino do português como língua estrangeira e tem como principal objetivo ser um espaço onde as atividades na área de português como língua estrangeira sejam coordenadas, apoiadas e estimuladas. O NNUPLE também objetiva: desenvolver programas de ensino, projetos de pesquisa e materiais didáticos impressos e em outras mídias, além de prestar consultoria, capacitar pessoal, promover eventos, sistematizar documentos e publicações.
Coordenadora: Raquel D’Ely
Núcleo de Estudos Benjaminianos – NEBEN
Composto por docentes e alunos pesquisadores das teorias da modernidade, artes e política.
Coordenadora: Susana Celia Leandro Scramin
Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor)
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo — Nephi-Jor — reúne professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de áreas afins, congregados em torno de projetos de pesquisa e de atividades acadêmicas de forma transdisciplinar. O objetivo é a pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para a Internet, a formação de recursos humanos especializados e a produção científica. O núcleo pretende constituir-se em um espaço para a consolidação de grupo de pesquisa atuante na área de produção multimídia com ênfase na pesquisa de novos formatos e na produção de conteúdo jornalístico para a web, possibilitando a integração entre a produção das diversas mídias. Fazemos parte do Grupo Hipermídia e Linguagem, registrado no CNPq, formado em 2007.
Coordenadoras: Raquel Ritter Longhi e Stefanie Carlan da Silveira
Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA
O Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a três temáticas específicas: a) Ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica; b) Produção Textual Acadêmica; c) Multilinguismo e estudos do discurso em práticas sociais. O Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da UFSC atua com base em uma concepção de língua como prática social e em uma concepção de sujeito como histórico, situado, constituído nas relações com a alteridade.
Coordenadores: Adair Bonini e Rosângela Hammes Rodrigues
Núcleo de Estudos Gramaticais – NEG
O NEG é um espaço aberto que congrega pesquisadores que estudam as línguas naturais em seus diversos aspectos dentro da perspectiva formal. Trabalhos desenvolvidos no núcleo, como os manuais didáticos de sintaxe e semântica, são reconhecidos e utilizados em instituições de todo o Brasil (“Novo Manual de Sintaxe”, de Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva e Ruth Elizabeth Vasconcellos Lopes; “Semântica: uma introdução”, de Roberta Pires de Oliveira). O NEG recebe pesquisadores visitantes do Brasil e do exterior, alguns em pós-doutoramento, além de participar de projetos de cooperação internacional.
Coordenadora: Roberta Pires de Oliveira
Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI)
Fundado em 2016, visa promover a pesquisa, discussão e ensino da cultura, literatura, teatro e artes irlandesas, por meio de cursos, conferências anuais, encontros mensais, mesas redondas digitais, publicações e produções de teatro e de rádio. Também incentiva a participação de seus membros em conferências, cursos e projetos de intercâmbio acadêmico discente e docente na Irlanda e em outros países com centros de estudos irlandeses. Desde sua fundação, o NEI organiza jornadas anuais e, desde 2020, mesas redondas digitais, que contam com a participação de acadêmicos e artistas expoentes na área.
Coordenadora: Alinne Balduino P. Fernandes
Vice-coordenadora: Beatriz K. Bastos
Núcleo de Estudos Literários & Culturais – NELIC
Desde 1996, vem se dedicando ao mapeamento da crítica literária e cultural brasileira a partir dos anos 70, com a indexação e estudo de periódicos literários e/ou culturais que circulam ou circularam no país a partir desse período. Esse trabalho, realizado por uma equipe de pesquisadores em diversos níveis, busca, fundamentalmente, refletir sobre a constituição dos cânones na área da literatura e da cultura, bem como analisar as mudanças de olhar que configuram o objeto literário e sua função. Por meio de análises que consideram o próprio periódico um tecido semântico cuja leitura só se efetiva a posteriori e através do cruzamento dos dados indexados, esse trabalho propõe, ainda, um ciclo de leitura da crítica literária e cultural: ciclo este que visa a crítica dessas críticas, encerrando um movimento que vai do texto ao texto.
Coordenador: Carlos Eduardo Schmidt Capela
Núcleo de Estudos Poético-Musicais – NEPOM
Aberto ao sentido amplo de musicalidade e de vocalidade como seus principais interesses de pesquisa, tem como objetivo principal desenvolver e apoiar os estudos nessa dimensão temática, focalizando as mais variadas expressões culturais e simbólicas sob diferentes abordagens teóricas. Tem como ênfase os estudos acadêmicos no âmbito da pós-graduação, graduação e ensino médio, tendo como princípios a troca, a interação e a colaboração mútuas nas pesquisas bem como na concepção e organização de eventos abertos e de acervos áudio-visuais específicos.
Coordenadora: Susan Aparecida de Oliveira
Núcleo de Estudos Semânticos – NES
Desenvolve pesquisas nos campos das representações formais do léxico (estrutura de argumentos, estrutura eventiva, papéis qualia, primitivos lexicais e regras composicionais); interface entre léxico e outros componentes da gramática; análise de usos não-literais (metáfora e metonímia) e de sua relação com a estrutura léxico-conceptual; desenvolvimento de formalismos compatíveis com o processamento de linguagem natural; descrição da estrutura conceptual do léxico; e discussão dos fundamentos epistemológicos da semântica lexical.
Coordenador: Heronides Maurílio de Melo Moura
Núcleo de Literatura Brasileira Atual – Literatual
Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade
O Núcleo Literatual se propõe a desenvolver estudos relativos às narrativas da contemporaneidade, no sentido de reconhecê-la em sua relação com a literatura de períodos anteriores, assim como procurando perceber o que lhe seja especial, próprio, característico, com ênfase aos Estudos Feministas e Pós-Coloniais.
Coordenadoras: Rosana Cássia dos Santos e Simone Pereira Schmidt
Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL)
Tem como proposta central o desenvolvimento de pesquisas sobre os textos literários em meio digital, abrangendo uma gama que vai da criação à leitura utilizando dispositivos e processos da informática, passando por estratégias e ferramentas de ensino e aprendizagem de literatura. A vocação do NUPILL é explorar os recursos que a informática e as tecnologias de informação e comunicação trazem para a pesquisa em Literatura e em Linguística. As atividades aqui desenvolvidas contam com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado), assim como de pesquisadores de outras universidades, tanto do Brasil quanto do exterior.
Coordenador: Alckmar Luiz dos Santos
Núcleo de Televisão Digital Interativa (NTDI)
Tem como objetivo pesquisar e desenvolver conteúdo para a TV Digital Interativa, além de ferramentas que auxiliem a difusão do conhecimento através de novos formatos de produção. O NTDI existe desde 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina e é vinculado ao Departamento de Jornalismo. Desde 2007, atua no desenvolvimento de vídeos para cursos de Educação a Distância. Formada por professores, profissionais e estudantes dos cursos de Jornalismo e Design, a equipe do NTDI já contabiliza mais de uma centena de vídeos para os cursos de graduação em Letras/Espanhol, Letras/Libras, especialização em Saúde da Família e Gestão da Assistência Saúde Mental, formação em Saúde Mental, Boas práticas em Manipulação de Alimentos e em Serviços de Hemoterapia.
Coordenadora: Maria José Baldessar
Núcleo Interinstitucional de Pesquisa Variação Linguística no Sul do Brasil (VARSUL)
Tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito em áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil e busca oferecer: subsídios para a descrição do português falado e escrito no Brasil; condições para teste e desenvolvimento de teorias linguísticas; condições para formação de novos pesquisadores; subsídios para programas educacionais, promovendo o conhecimento e o respeito às variedades linguísticas. O projeto interinstitucional VARSUL conta com a parceria de quatro universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Paraná.
Coordenadores: Isabel Monguilhott e Marco Antonio Martins
Núcleo Literatura e Memória – nuLIME
Surgiu em 1998 como garantia de um espaço físico, onde literatura e memória pudessem ser um lugar de aprendizagem e troca sobre acervos e arquivos pessoais de intelectuais e escritores e onde pudesse se consolidar o Portal Catarina. Posteriormente recebeu o Acervo de Jorge Amado com suas quase 1500 páginas de documentos, além de dois importantes acervos guardados dentro deste espaço físico: o do crítico de arte e escritor Harry Laus e da intelectual catarinense Maura de Senna Pereira.
Coordenadora: Tânia Ramos
NuGaL – Núcleo de Estudos de Gênero Através da Linguagem
Núcleo de estudo e pesquisa situado no campo da Análise Feminista Crítica de Discurso, interessado na relação mútua e constitutiva entre discurso e gênero.
Coordenadora: Débora de C. Figueiredo
NUPFFALE – Núcleo de Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira
É formado por professores e alunos de Pós-Graduação e de Iniciação Científica da UFSC e de outras instituições, envolvidos em projetos de pesquisa em fonética e fonologia aplicada à língua estrangeira.
Coordenadoras: Rosane Silveira e Denise Kluge
NUPLE- Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira
Tem como linhas de pesquisa o ensino e aprendizagem de PL2 e as políticas linguísticas e ensino de línguas adicionais.
Coordenadora: Rosane Silveira
NUPLITT – Núcleo de Pesquisas em Literatura e Tradução
É um centro de estudos da tradução e seus objetivos são fomentar os estudos na área da tradução literária e divulgar pesquisas através de publicações. Sob o nome de Núcleo de Tradução (NUT), foi constituído oficialmente em 1999, três anos depois do lançamento da revista Cadernos de Tradução. Com a criação da Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET), em 2003, a revista Cadernos de Tradução passou a ser uma publicação da PGET, e o NUT, tendo várias de suas atividades absorvidas pela Pós-Graduação, foi reestruturado, centrando-se na tradução literária, e passando a NUPLITT desde 2005.
Coordenadora: Andréia Guerini
NUPROC – Núcleo de Estudo de Processos Criativis
Tem como linhas de pesquisa: Processo criativo e tradução; Estudos Descritivos da Tradução e Crítica Genética; Tradução intersemiótica e Crítica Genética; Análise do processo tradutório de manuscritos modernos; Análise do processo tradutório de manuscritos contemporâneos; Crítica genética, língua e estudos da tradução; Análise de manuscritos de revisores; Teoria da tradução e Crítica Genética: uma interface; Crítica da tradução através dos manuscritos.
Coordenador: Sergio Romanelli
NUSPPLE – Núcleo de Suporte Pedagógico para Professores de Línguas Estrangeiras
Objetiva constituir-se em um espaço de reunião de professores, alunos de graduação e pós-graduação e de pesquisadores que tenham como foco o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa e/ou extensão à formação do professor de Língua Estrangeira e sua prática pedagógica. Busca a re-significação das práticas pedagógicas na tarefa de construção do conhecimento, a participação da prática docente na formação do sujeito, a consolidação do profissional de letras como pesquisador e a necessidade de transformar a abordagem reprodutivista e fragmentada que ainda caracteriza boa parte das práticas docentes no ensino de línguas estrangeiras.
Coordenadora: Camila Saldanha
Observatório de Ética Jornalística (objETHOS)
Criado em 2009, é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. A equipe é formada por pesquisadores de doutorado, mestrado e graduação de cinco reconhecidas universidades (UFSC, UFF/UMinho, UFPel, UFBA e Feevale). Desenvolve investigações para teses, dissertações e estudos específicos sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, modelos de negócio e novas configurações do ecossistema informativo. Mantem parcerias com a Red Ética Segura (Fundación Gabo, Colômbia), o Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNDC) e Observatório da Imprensa.
Coordenador: Samuel Lima
Onetti – Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos
Fundado em 2003, tem como principal objetivo a formação de novos investigadores no estudo da literatura da América Latina e de correntes críticas e teóricas contemporâneas, dentro das seguintes linhas de investigação: Literatura e Filosofia, Textualidades Contemporâneas e Literatura e Estudos Culturais. É constituído por professores e alunos da Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura (CCE/UFSC) e por convidados e colaboradores de outras instituições nacionais e internacionais.
Coordenadores: Liliana Reales e Wladimir Garcia
PACT – Grupo de Pesquisa em Artes, Cinema e Tecnologia
Atua desde 2010 e dedica-se à investigação em arte e tecnologia, dividindo-se em três linhas de pesquisa: Composição e performance em fluxos multimidiáticos; Práticas de si e modos de percepção nas artes performativas; Hibridismos foto-cinematográficos.
Coordenadores: Rodrigo Garcez e Débora Zamarioli
Atua desde 2009 e as linhas de pesquisa são: práticas pedagógicas vocais, processos de criação corpóreo-vocal, composição sonora para as artes da cena, musicoterapia e terapias sonoras.
Coordenadora: Janaina Trasel Martins
Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas)
O grupo de pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) foi criado em 2010 e desde 2012 está localizado na UFSC/CCE. Atua em quatro eixos interligados que envolvem reflexões sobre a relação entre língua e poder: (i) um viés político, que foca as tecnologias sócio-históricas de poder, como o dispositivo colonial e a emergência dos Estados modernos; (ii) um viés ético, que explora a relação entre as línguas e os modos de subjetivação individual e coletivo; (iii) um viés estético, que articula os modos de representação estética da língua à dimensão política; (iv) um viés jurídico, que articula a produção, aplicação e análise de normas que tutelam as línguas e os direitos de uso das línguas pelos indivíduos e as comunidades. Os trabalhos desenvolvidos por esse grupo compartilham o interesse teórico e prático por estabelecer um diálogo com sujeitos inscritos em esferas não-acadêmicas.
Coordenadora: Cristine Severo
Portal de Línguas, Literaturas e Práticas Culturais
O portal é um projeto do escopo do PRINT/CAPES/UFSC liderado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Literatura e o Programa de Pós-Graduação em Design
Coordenadora: Ronice Müller de Quadros
QUEVEDO – Núcleo Quevedo de Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro
Está vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras. Em andamento desde 2010, está ligado ao grupo de pesquisa “Estudos Literários e Traduções do Século de Ouro” (CNPq). É constituído por professores, pesquisadores de diversas IES, nacionais e estrangeiras, e alunos de Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura e Estudos da Tradução. Tem como principal objetivo a parceria e consolidação de grupos de pesquisa na área da Tradução Literária de obras em geral e dos Séculos de Ouro na Espanha, principalmente, do espanhol ao português.
Coordenadores: Andréa Cesco e Walter Carlos Costa
SIGMO – Significação da marca, informação e comunicação organizacional
Nas atividades do laboratório e grupo de pesquisa SIGMO/UFSC/CNPq, busca-se coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional. As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas aplicadas do grupo são: Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, visando a produção e a gestão de mídia, informação e, especialmente, da comunicação de marcas das organizações sociais, sejam instituições ou empresas.
Líder do grupo de pesquisa: Richard Perassi Luiz de Sousa
Líder do laboratório: Luciano Patrício Souza de Castro
Direção de eventos: Cristina Colombo Nunes
TraCor – Tradução e Corpora
Pesquisa fenômenos tradutórios utilizando ferramentas com base em corpora eletrônicos disponíveis online. Atua na produção de conhecimento científico e tecnológico que venha a ser empregado na formação de tradutores. Está vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (LLE/CCE), e reúne professores, mestrandos e doutorandos de dois programas de pós-graduação: Estudos da Tradução (PPGET) e em Inglês (PPGI).
Coordenador: Lincoln P. Fernandes
TRANSVERSO – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica
Formado em 2017, organiza-se em corte transversal na pesquisa do jornalismo como atividade comunicativa e experiência sociocultural, com ênfase nas implicações de seus discursos e práticas e na crítica de coberturas jornalísticas. A base epistemológica das investigações parte da compreensão do jornalismo como produto e produtor de cultura, prática social e discursiva e agente no debate público acerca de questões coletivas. Sua proposição teórico-metodológica toma discursos e práticas pela perspectiva crítica. Seus objetos empíricos se localizam nos textos e contextos sobre os quais a prática noticiosa duplamente versa: sobre si mesma e sobre o mundo vivido. Acontecimentos, temas e produtos jornalísticos e midiáticos são submetidos a leituras transdisciplinares, pelos aportes teóricos do campo da Comunicação/Jornalismo, das Ciências Sociais e Humanas, dos estudos de discursos e narrativas, e da crítica de mídia.
Coordenadoras: Maria Terezinha da Silva e Daiane Bertasso Ribeiro
Trema – Artes e mesticagens poéticas
A proposta é produzir e analisar as experiências artísticas no âmbito da convergência de meios, modalidades e poéticas próprias do momento atual; tanto no exercício artístico, na organização e participação em eventos quanto na produção de ensaios textuais e audiovisuais.
Coordenadores: Clélia Mello e Marcio Markendorf