Comitê de Ética

Pesquisas que envolvam seres humanos precisam de cuidados adicionais, que garantam os direitos desses participantes e que monitorem os riscos envolvidos nos experimentos e coletas de dados. Por isso, esses projetos de investigação precisam ser avaliados por comitês de ética. Na UFSC, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) é a instância responsável por essas avaliações.

Formado por pesquisadores experientes das mais diversas áreas, o CEPSH funciona como um colegiado e atua como órgão deliberativo, consultivo e educativo. Suas reuniões são quinzenais, e nelas os membros relatam e dão pareceres a projetos de pesquisa que envolvam seres humanos na condição de participantes, pacientes ou voluntários de experimentos clínicos ou não. Os projetos são inseridos numa base nacional e unificada de pesquisas em andamento, a Plataforma Brasil. É a partir dessa base que os membros do CEP avaliam se as pesquisas preveem cuidados éticos, controle de eventuais riscos, e benefícios dessas práticas.

O CEPSH faz parte do sistema CEP/Conep, que reúne comitês de ética de todo o país, além da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esses órgãos se guiam por regras nacionais e internacionais para assegurar que a ciência atenda aos mais altos padrões técnicos e éticos.

A partir de 2016, a Resolução nº 510 da Conep começou a orientar pesquisadores das ciências humanas e sociais, modificando sensivelmente seus procedimentos. Isso fez com que projetos dessas áreas passassem a ser avaliados por comitês de ética. Atualmente, a professora Mailce Borges Mota, do Departamento de Literatura e Línguas Estrangeiras, é a representante do CCE no CEPSH/UFSC.


Confira o calendário de reuniões do Comitê de Ética da UFSC.

Veja os documentos necessários para a submissão de projetos na Plataforma Brasil

Acesse o Manual do Usuário para a Plataforma Brasil

Se tiver dúvidas, contate o CEPSH/UFSC: cep.propesq@contato.ufsc.br