Pesquisadora do CCE aprova, com nota máxima, projeto em edital de impactos da pandemia

26/04/2022 07:45

A UFSC aprovou dois projetos no  Edital é nº 12/2021 da Capes sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no país, e um deles foi apresentado por uma pesquisadora do CCE, a professora Mailce Borges Mota. Quarenta propostas de todo o Brasil estão entre os contempladas e tiveram notas finais superiores a 9,5, conforme aponta o resultado, divulgado no último dia 20.

O projeto da professora Mailce – “Impactos da Pandemia de Covid-19 na Linguagem da Criança e do Adulto: Foco no Desenvolvimento e na Aprendizagem da Leitura” – do Programa de Pós-Graduação em Linguística, obteve a nota máxima (10), ficando em primeiro lugar na seleção. Mailce Borges Mota é pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade nível PQ-1D e representante do CCE no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC. A outra proposta contemplada foi da Sonia Weidner Maluf, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, com o título “Impactos Sociais, Políticas Públicas e Estratégias Locais de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19: Saúde, Proteção Social e Direitos – Uma Abordagem Interdisciplinar a Partir das Ciências Humanas”.

As propostas selecionadas são de instituições de todas as regiões brasileiras e tratam de consequências da disseminação do novo coronavírus. Os temas incluem saúde mental na síndrome pós-COVID-19, redução da aptidão física, capacidade produtiva e adoecimento social, impacto da pandemia na violência doméstica contra a mulher e reflexos na aprendizagem de crianças e adultos.

Segundo a Capes, o PDPG – Impactos da Pandemia é o quarto edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias  tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$25,1 milhões para o desenvolvimento da Pós-Graduação no país.

(reproduzido a partir do Notícias UFSC)

Tags: Covid-19pesquisadoras